Aprenda como fazer redirecionamentos no WordPress da forma certa

O que é um redirecionamento ?

Em termos simples é quando você deseja levar (redirecionar) seu visitante de um lugar para outro no seu website. Um exemplo disso são encurtadores de link. Por exemplo, se você acessar: https://fb.com será redirecionado para a página inicial do Facebook.

Quais são os tipos de redirecionamentos existentes ?


Existem dois tipos de redirecionamentos e a diferença deles é quase nula.

O Redirecionamento 301 é o chamado Redirecionamento permanente e serve para você não apenas redirecionar o seu visitante, mas avisar aos motores de busca que aquela URL antiga não existe mais e o conteúdo foi migrada para uma nova URL.

Já o Redirecionamento 302, também chamado Redirecionamento temporário, embora também redirecione os visitantes do seu site ele avisa aos motores de busca para manter a URL antiga na sua base de dados e que esse redirecionamento é temporário.


Existe forma "certa" de se fazer redirecionamentos no WordPress ?

Por padrão, todos os Plugins no qual eu tive conhecimento por padrão gerenciava todos os redirecionamentos usando o WordPress. Isso significa que a cada vez que um redirecionamento no seu site é feito é necessário acionar o WordPress, que por sua vez aciona o PHP e dependendo do plugin cria um registro no seu banco de dados.

A forma mais eficiente de se fazer redirecionamentos é através do servidor web, escrevendo as regras diretamente no seu .htaccess.

RewriteEngine On

RewriteCond %{HTTPS} off

RewriteRule (.*) https://%{HTTP_HOST}/%{REQUEST_URI} [R,L] 

 Exemplo de código no .htaccess para redirecionar todos os pedidos HTTP de um site para HTTPS

 

Como configurar o plugin Redirection para fazer redirecionamentos criando regras no .htaccess

>> Download do plugin Redirection com instruções de instalação <<

O Plugin Redirection é um ótimo plugin para fazer redirecionamentos no WordPress, mas a sua configuração padrão deixa a desejar. Felizmente configura-lo para escrever as regras de redirecionamento no .htaccess é relativamente fácil, veja:

1) Acesse a página inicial do plugin Redirection e selecione a opção "Grupos". Edite o módulo de cada grupo e alterne para "Apache". Confira a imagem abaixo:



2) Em "Opções" digite o caminho completo do seu arquivo .htaccess. Veja que o plugin por padrão exibe onde está instalado o seu WordPress. Desta forma basta copiar o endereço e colocar ".htaccess" no final. Confira:




Depois disso é só clicar em "Salvar" no final da página.

Esta resposta lhe foi útil? 0 Usuários acharam útil (0 Votos)

Powered by WHMCompleteSolution